Mais de 3.200 agricultores familiares do Baixo Sul da Bahia têm ampliado renda e inserção em novos mercados com a expansão das atividades da Cooperativa dos Agricultores Familiares do Baixo Sul da Bahia (Coopafbasul), sediada em Ituberá.
Foto: Divulgação/Comunicação Coopafbasul

Mais de 3.200 agricultores familiares da Bahia têm ampliado renda e inserção em novos mercados com a expansão das atividades da Cooperativa dos Agricultores Familiares do Baixo Sul da Bahia (Coopafbasul), sediada em Ituberá (BA). O avanço inclui a abertura de rotas de exportação para o coco de piaçava.

Expansão da produção e novos mercados

A cooperativa reúne produtores de cravo-da-índia, pupunha, coco de piaçava, guaraná, grãos e diversas frutas regionais, como cacau, cupuaçu e graviola, usadas na fabricação de polpas e outros derivados. Também atua na produção do Granulado Escuro Brasileiro (GEB), tipo de borracha natural obtido do látex da seringueira.

A Coopafbasul iniciou as atividades em 2009, com 20 cooperados, e hoje reúne milhares, segundo o diretor executivo, Gileno Santos.

“Nossa unidade de beneficiamento de grãos foi um sonho realizado. Recebemos veículos para transporte, além de estufas e secadores para as comunidades. Essa diversidade de produtos só foi possível com esses investimentos. Conseguimos ampliar o mercado para cupuaçu, cacau, cravo-da-índia e coco de piaçava, chegando a outros estados e até à exportação”, afirma.

De acordo com Santos, a câmara fria permite que a cooperativa produza 18 sabores de polpas de frutas, elevando o faturamento em mais de 60% e aumentando a produtividade. A organização também implantou um sistema de rastreabilidade que permite acompanhar todas as etapas da produção, da origem ao consumidor final.