Mais de mil famílias da agricultura familiar no Recôncavo baiano iniciaram, ontem (29), um novo ciclo de produção, com a entrega, realizada pelo governo do Estado, de kits produtivos para gerar novas oportunidades de renda.
A entrega foi feita na cidade de Muniz Ferreira (BA), em que foram distribuídos 10 mil kits com mudas de cacau, 2 mil kits para a mandiocultura e 40 mil kits para a criação de galinhas caipiras.
A ação faz parte do programa Parceria Mais Forte – Mais ATER, feito em colaboração com o Consórcio do Território do Recôncavo, que beneficia 1.320 famílias de 15 cidades da região.
“Só com os kits avícolas, estamos atendendo 470 famílias no Recôncavo, o que representa um investimento de mais de R$ 3,6 milhões na economia local. A estimativa é uma produção de 24.500 dúzias de ovos por ciclo, o que significa mais comida na mesa e mais dinheiro circulando no próprio município”, disse o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro.
A ação foi feita com objetivo de fortalecer os sistemas produtivos estratégicos, como o leite, mel, mandioca, cacau e galinha caipira. Para os beneficiários, como o agricultor Gonçalino Barreto, as novas mudas são uma oportunidade de crescimento.
“O que muda na minha vida com essas mudas é a chance de ter uma renda melhor no futuro. Plantando certo, adubando, cuidando das pragas, o retorno vem”, disse o agricultor.