Agrodefesa faz encontro sobre plantio de banana em Anápolis
Foto: Wenderson Araujo

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) promove hoje (6), à partir das 16h, o encontro “Cultura da banana em foco”, em Anápolis (GO). O evento, que conta com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-GO), será realizado no auditório do Sindicato Rural de Anápolis e reunirá produtores rurais, técnicos, estudantes e profissionais ligados ao cultivo da banana.

Segundo o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, o objetivo do encontro é orientar o setor produtivo sobre medidas de prevenção e controle fitossanitário, fortalecendo a defesa da bananicultura goiana.

Prevenção e boas práticas

O gerente de Sanidade Vegetal da Agrodefesa, Leonardo Barros de Macedo, reforça que a informação técnica é essencial para garantir a segurança fitossanitária das lavouras. “É fundamental que os produtores estejam atentos aos sinais nas plantações e entendam que essa é uma responsabilidade compartilhada”, afirmou.

A programação do evento contará com duas palestras técnicas. A primeira, ministrada por Juracy Rocha Braga Filho, coordenador do Programa Estadual da Banana, e abordará os “Riscos da introdução e disseminação de pragas e atualidades sobre a bananicultura”.

Ele alertará especialmente para o Fusarium raça 4 tropical (FOC R4T)fungo que tem causado prejuízos em grandes polos produtores no mundo e representa uma das maiores ameaças à bananicultura global.

Em seguida, o instrutor do Senar Goiás, Vicente França Neto, apresentará a palestra “Associativismo rural”, destacando a importância da organização dos produtores como estratégia de fortalecimento econômico e técnico no campo.

De acordo com dados da Embrapa, o município de Anápolis liderou o cultivo de banana em Goiás em 2024, com 78 mil toneladas, consolidando-se como o maior produtor do estado.