Educação sanitária

Agrodefesa leva orientações sobre produção segura e certificações ao Saúde na Mesa

Ação orienta produtores sobre inspeção, selos e acesso a novos mercados

Foto: Agrodefesa/Goiás
Foto: Agrodefesa/Goiás

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) participa, nesta quarta-feira (13), do evento Saúde na Mesa — Fortalecimento da Agricultura Familiar e Educação Sanitária, promovido pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT). A programação ocorre das 8h às 17h, no auditório da instituição, com apresentações culturais e rodas de conversa voltadas a produtores e estudantes.

Às 13h30, representantes da Agrodefesa das áreas de Inspeção, Educação Sanitária e da Unidade Regional Rio Corumbá participam da roda de conversa Produção de Alimentos Seguros pela Agricultura Familiar: Das Boas Práticas à Assistência no Campo. O objetivo é orientar sobre a regularização de estabelecimentos de produtos de origem animal e os benefícios de se formalizar junto aos serviços de inspeção municipal (SIM), estadual (SIE) ou federal (SIF).

Os técnicos também apresentarão informações sobre o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-GO) e a concessão dos Selos Arte e Queijo Artesanal, que ampliam mercados, agregam valor e possibilitam o acesso a políticas públicas de fomento.

“Além de garantir a segurança dos alimentos, a regularização permite acesso a novos canais de comercialização e aumenta a margem de lucro”, afirma Paulo Viana, gerente de Inspeção da Agrodefesa.

O evento integra as ações do Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa), coordenado em Goiás pela Seapa.

A iniciativa quer criar um espaço de aprendizado e troca de experiências, reforçando o papel da academia na construção de políticas públicas para a saúde, segurança alimentar e inclusão produtiva. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas por meio deste formulário.