Embarques

Brasil é responsável por quase um terço das exportações globais de algodão

Desde meados do ano passado, País é o líder no ranking dos maiores exportadores

As chuvas auxiliaram a safra de algodão na Bahia
Foto: Wenderson Araujo/CNA

As exportações brasileiras de algodão em pluma estão intensas e já correspondem por 30,5% dos embarques mundiais. Esse é destaque do mais recente boletim do Cepea-Esalq/USP, divulgado nesta quarta-feira (30), elaborado com base em dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

De acordo com o centro de pesquisas, trata-se da maior participação da história e está, desde meados de 2024, acima da registrada pelos Estados Unidos, de 25,8%, que, historicamente, deteve a primeira posição nesse ranking.

Em apenas nove meses da temporada 2024/25 – de agosto de 2024 a abril deste ano –, o Brasil exportou 2,35 milhões de toneladas de algodão em pluma, somente 12% a menos do que o total escoado em todo o ano comercial anterior (2023/24), conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), compilados pelo Cepea.

A posição de destaque do Brasil no mercado global, explica o centro de pesquisas, se deve à oferta nacional recorde de algodão em pluma, que representa 14% do total global da safra 2024/25.