
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) firmou um convênio com a Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana) para incentivar a cooperação entre a pesquisa pública e os produtores de cana-de-açúcar.
Com duração de 5 anos, o objetivo da parceria é aproximar as unidades da Embrapa das associações de produtores filiadas à Orplana para acelerar o compartilhamento de soluções inovadoras.
Objetivos do Convênio
O acordo entre as duas entidades tem como proposta a cooperação para testar e validar tecnologias desenvolvidas pela Embrapa em áreas de produtores, com foco em problemas reais enfrentados pelos canavicultores.
A Orplana mobilizou suas associações para instalar, conduzir experimentos e mapear os principais desafios técnicos e produtivos do campo. Enquanto isso, a Embrapa Agroenergia identificou um conjunto de soluções tecnológicas com alto grau de aderência às necessidades relatadas pelas associações.
Não somente o convênio, a parceria também realizou a criação de um Programa Nacional de Pesquisa em Cana-de-açúcar, que tem por objetivo a inovação aplicada à produção canavieira. Junto os novos programas poderão consolidar um modelo de inovação colaborativa, criando uma relação entre a participação dos produtores com a validação das tecnologias.
As próximas etapas do programa contam com a realização de workshops técnicos entre equipes da Embrapa e os produtores das associações interessadas.