O Instituto Agronômico (IAC-Apta) e a Koppert Brasil assinaram nesta quarta-feira (30) um acordo de cooperação técnica voltado à validação de tecnologias biológicas na produção de cana-de-açúcar. A parceria foi oficializada durante a Agrishow 2025, em Ribeirão Preto (SP), no estande da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
O objetivo é implementar práticas sustentáveis no setor sucroenergético, com foco no manejo integrado por meio de ativos biológicos. Além disso, a iniciativa também quer fortalecer a inovação e aproximar a pesquisa pública da iniciativa privada.
“Essa colaboração estabelece protocolos de manejo em áreas experimentais do Centro de Cana do IAC, utilizando produtos biológicos que favorecem a saúde do solo e das plantas. Um solo equilibrado e biodiverso resulta em plantas mais vigorosas e produtivas”, afirma Isabela Beton, consultora de desenvolvimento de mercado da Koppert Brasil.
O acordo técnico prevê a instalação de um módulo experimental de 1 hectare, onde será realizado o manejo 100% biológico com produtos da empresa. O espaço será usado para testes de campo, validação de tecnologias e também para atividades diárias, como visitas técnicas e dias de campo.
“A parceria terá duração de cinco anos, com metas e indicadores anuais, e também visa estreitar o relacionamento entre a pesquisa pública e a iniciativa privada. A expectativa é fomentar o desenvolvimento de novas soluções e fortalecer a inovação no setor sucroenergético brasileiro”, destaca Mauro Xavier, diretor do Centro de Cana do IAC.