Máquinas agrícolas

Massey Ferguson lança enfardadora para otimizar logística da palha da cana-de-açúcar

Máquina deve ampliar geração de energia limpa com reaproveitamento da biomassa

Máquina agrícola pode ampliar geração de energia limpa com reaproveitamento da biomassa.
Foto: Divulgação/Massey Ferguson

A Massey Ferguson anunciou nesta segunda-feira (28) o lançamento da enfardadora MF 2234 prismática, durante a Agrishow 2025, em Ribeirão Preto (SP). A máquina agrícola foi desenvolvida para otimizar a logística de recolhimento da palha da cana-de-açúcar, ampliando o uso do resíduo na geração de energia sustentável.

A nova enfardadora compacta grandes fardos de palha de cana-de-açúcar, com até três metros de comprimento. A tecnologia pode facilitar o transporte e o aproveitamento da biomassa, que desempenha um papel fundamental na conservação do solo e na produção de energia.

“Durante a colheita mecanizada, grandes volumes de palha ficam espalhados pelo solo, desempenhando um papel importante na conservação da umidade e na proteção contra erosão. No entanto, parte desse material pode ser reaproveitada como fonte de energia para as próprias usinas e o excedente pode ser exportado para a rede elétrica nacional”, diz Lucas Zanetti, gerente de Marketing de Produto da Massey Ferguson.

Atualmente, a biomassa da cana-de-açúcar representa hoje 6,3% da capacidade instalada na matriz energética brasileira, conforme dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

Desempenho da enfardadora MF 2234

Projetada para operações pesadas, a enfardadora MF 2234 produz um fardo por minuto e cobre até quatro hectares por hora. Além da palha da cana, a máquina agrícola é versátil para o enfardamento de capins e outros resíduos.

A enfardadora também pode ser usada para produção de feno em larga escala, ampliando suas aplicações para o setor pecuário.