O Instituto Agronômico (IAC-Apta) vai anunciar, na terça-feira (25), duas novas variedades de cana-de-açúcar desenvolvidas para o Centro-Sul do país. As cultivares IAC07-2361 e IACCTC09-6166 chegam para ampliar o portfólio disponível aos produtores em um momento de busca por maior produtividade e adaptação climática.
Foto: Wenderson Araujo

O Instituto Agronômico (IAC-Apta) vai apresentar, amanhã (25), duas novas variedades de cana-de-açúcar desenvolvidas para o Centro-Sul do país. As cultivares IAC07-2361 e IACCTC09-6166 chegam para ampliar o portfólio disponível aos produtores em um momento de busca por maior produtividade e adaptação climática.

A apresentação será realizada em Ribeirão Preto (SP), durante a 7ª Reunião do Grupo Fitotécnico IAC, no dia 25 de novembro, com transmissão on-line e participação presencial gratuita mediante inscrição. Os interessados devem se inscrever pelo link: https://linktr.ee/programacanaiac

Marcos Landell, líder do Programa Cana IAC e coordenador do Instituto, vinculado à Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, afirma que “as variedades IAC07-2361 e IACCTC09-6166 representam a evolução do programa de melhoramento genético de cana-de-açúcar do Instituto Agronômico, destacando-se pela alta produtividade agroindustrial e por características que facilitam o manejo ao longo dos ciclos produtivos”.

A variedade IAC07-2361 apresenta ótima população de colmos ao longo dos cortes, alta produtividade, rusticidade e florescimento raro. Tem porte semiereto e boa resistência ao acamamento.

Já a IACCTC09-6166 possui Período de Utilização Industrial (PUI) longo, favorecendo a produtividade agrícola e a qualidade da matéria-prima. Oferece excelente adaptação ao cultivo mecanizado, boa manutenção da uniformidade da população de colmos e ampla adaptabilidade a diferentes ambientes. Também tem porte semiereto e boa resistência ao acamamento.

Os ciclos de cultivo demonstraram que ambas as variedades alcançaram alto desempenho agronômico, boa estabilidade de produção e adaptação consistente, fatores que embasam a recomendação técnica da IAC07-2361 e da IACCTC09-6166.

Após o painel técnico, o público poderá conhecer os novos materiais durante visita ao Jardim Varietal “Marcos Landell”, onde fica a coleção de plantas do Programa Cana IAC. O boletim técnico com informações detalhadas das variedades será disponibilizado aos participantes.

Censo Varietal Safra 2025/2026

O evento também apresentará o Censo Varietal Safra 2025/2026, com dados sobre as variedades de cana mais cultivadas no país e tendências do setor. Haverá ainda a entrega do Prêmio Excelência 2025 e o lançamento do livro “Cana-de-Açúcar: Tecnologia de Produção com Qualidade – STAB”.