
Foi realizado no dia 22 de outubro, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em Ribeirão Preto (SP), o lançamento de 18 novas variedades de cana-de-açúcar desenvolvidas por sete universidades federais que integram a Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa Brasil).
Durante o evento, também foram apresentados dados inéditos do Censo Varietal Nacional, que mostram que 54% da cana colhida na safra 2024/25 no Brasil são de variedades criadas pela rede.
As novas variedades apresentam avanços em produtividade, resistência a doenças e pragas, tolerância ao estresse hídrico e maior teor de sacarose, além de se adaptarem a diferentes regiões do país. Até o momento, a Ridesa já disponibilizou 116 variedades de cana-de-açúcar aos produtores brasileiros.
O destaque desta nova safra é a RB075322, desenvolvida pela UFSCar, que combina grande resistência, elevada produtividade e longevidade, sendo especialmente indicada para importantes regiões produtoras de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Estiveram presentes na cerimônia o presidente da Ridesa e reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo; o coordenador-geral da Ridesa e professor da UFSCar, Hermann Paulo Hoffmann; a reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira; e o presidente da Finep, Luiz Antonio Elias.
A reitora Ana Beatriz de Oliveira enfatizou a relevância científica do trabalho desenvolvido pela rede. Segundo ela, a Ridesa desenvolve novas variedades de cana que fortalecem a matriz energética limpa e forma pesquisadores que disseminam conhecimento e inovação em todo o Brasil.