Cacauicultura

Amapá Cacau entrega insumos e capacita agricultores em Macapá

Programa fortalece a produção de cacau com apoio técnico e adubação das lavouras

Amapá Cacau fortalece a produção de cacau com apoio técnico e adubação das lavouras
Foto: Divulgação/SDR

O programa Amapá Cacau, uma das iniciativas do Governo do Amapá para o fortalecimento da cadeia produtiva do cacau, realizou uma nova ação na zona rural de Macapá. Desta vez, produtores da comunidade de Igarapé das Armas foram beneficiados com a entrega de insumos agrícolas e capacitação técnica.

Coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a ação atendeu 30 agricultores vinculados à Associação dos Moradores e Agricultores Familiares da Comunidade do Igarapé das Armas e Santa Inês do Matapi (Afacia). A iniciativa integra o conjunto de ações do Amapá Cacau para ampliar a produção rural com sustentabilidade e inclusão produtiva.

Entre os insumos entregues estão fertilizantes NPK 10-28-20 e micronutrientes FTE, essenciais para a adubação adequada das mudas de cacau. O objetivo é garantir o desenvolvimento saudável das lavouras e aumentar a produtividade nas áreas atendidas.

Além da entrega dos produtos, os agricultores participaram de uma capacitação técnica com orientações sobre o uso correto dos insumos. A palestra foi conduzida por engenheiros agrônomos da SDR, como parte da proposta do Amapá Cacau de unir suporte técnico e incentivo direto à produção.

O presidente da Afacia, Gérson da Silva, também destacou os benefícios da parceria entre governo e comunidade rural:

“Nosso intuito é sempre repassar conhecimento aos nossos produtores familiares. Neste caso, mostramos como aplicar os produtos corretamente nas mudas de cacau, o que é fundamental para o fortalecimento da cadeia cacaueira”, explicou o engenheiro agrônomo Luiz Cabral.

Lançado para estruturar e expandir a produção de cacau no Amapá, o programa Amapá Cacau tem foco inicial nos municípios de Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande e Ferreira Gomes. Recentemente, o município de Tartarugalzinho também foi incluído, ampliando o alcance da iniciativa.

Com foco no desenvolvimento sustentável, geração de renda e fortalecimento da agricultura familiar, o Amapá Cacau atua como uma política pública estratégica para transformar o potencial da cultura cacaueira em realidade produtiva no estado.