Comércio exterior

ApexBrasil fecha acordo com a Unicafes para impulsionar exportações de cooperativas e da agricultura familiar

Medida vai atender 75 participantes e visa reforçar o apoio já prestado pela agência para a promoção da cultura exportadora nas cooperativas

Imagem simboliza a influência das tarifas norte-americanas nas exportações de produtos agrícolas e os gargalos logísticos
Foto: Andy Li/Unsplash

O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, assinou ontem dois acordos com a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) para reforçar o apoio já prestado pela agência para a promoção da cultura exportadora nas cooperativas. A parceria, firmada no Palácio Itamaraty, projeta ajudar 75 participantes.

A ApexBrasil firmou uma parceria ampla, lançando o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) para cooperativas da agricultura familiar e produtores rurais. Também foi assinado um memorando de entendimento para promover cooperação entre as partes para estruturação de cooperativas de agricultura familiar em países africanos, contribuindo para a segurança alimentar na região.

O presidente Jorge Viana afirmou se sentir “orgulhoso” por firmar os dois compromissos na ocasião. “Esse é um dos projetos que nós, no governo do presidente Lula e do ministro Alckmin, estamos fazendo para somar nesse começo da nova fase adulta, de maturidade. Já pode sair de casa e ganhar o mundo”, manifesta.

Por meio assinatura do compromisso, a ApexBrasil ainda se propõe a reservar vagas para cooperativas da agricultura familiar em feiras e missões internacionais de agricultura. Uma das prioridades do convênio com a Agência é priorizar a qualificação no âmbito do Programa de Qualificação para Exportação em todas as regiões do Brasil.

A presidente da Confederação da Organização, Fátima Torres, destaca que “a iniciativa vai ajudar a aumentar a força e a competitividade das cooperativas na abertura de novos mercados”, tanto fora quanto no país para um dos setores produtivos mais representativo para a economia brasileira em âmbito mundial.