Tecnologia

Aplicativo conecta consumidores a agricultores familiares gaúchos

Novo sistema via Telegram facilita compras de alimentos da agricultura familiar no sul do país

Foto: Universidade Federal do Rio Grande
Foto: Universidade Federal do Rio Grande

Os agricultores familiares do Rio Grande do Sul ganharam uma nova ferramenta para vender seus produtos diretamente aos consumidores: um aplicativo integrado ao Telegram, lançado neste mês pela cooperativa e-COO. A plataforma já movimenta a economia local com a oferta de mais de 70 variedades de alimentos, como frutas, verduras, doces e pescados, todos produzidos por agricultores gaúchos.

O projeto começou em 2024 com a realização de uma feira no Armazém e-COO, no Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). De lá para cá, mais de 1.700 cestas de alimentos foram comercializadas, tornando o modelo de venda direta viável e com base na economia solidária.

Como funciona o aplicativo

Entre domingo e terça-feira, os consumidores podem acessar o catálogo de produtos e montar sua feira virtual. As entregas acontecem às quintas-feiras, com opção de retirada na feira presencial ou entrega em casa. A feira funciona das 9h às 18h, no campus da FURG.

Segundo a FURG, diferente de outras plataformas, a e-COO permite que o valor das vendas fique 100% com os produtores. Assim, a iniciativa consegue concentrar mais renda para as famílias e fortalecer a produção local sustentável. Atualmente, 12 agricultores integram o sistema.

O desenvolvimento do aplicativo é financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com apoio da FURG e da Universidade de Toronto, no Canadá. A proposta une inovação social, autonomia produtiva e inclusão digital no campo.

Você pode realizar suas comprar acessando a plataforma da e-COO.