Capacitação

Governo da Bahia promove curso de certificação fitossanitária para fortalecer defesa vegetal

Evento capacitará engenheiros agrônomos para emissão de documentos de rastreabilidade e controle de pragas quarentenárias na agricultura baiana

Foto: João Dimas Garcia Maia/Embrapa
Foto: João Dimas Garcia Maia/Embrapa

A rastreabilidade e o acompanhamento técnico na produção agrícola são essenciais para garantir a qualidade e a origem dos vegetais cultivados na Bahia, permitindo seu trânsito e comercialização com segurança sanitária. Para ampliar essa rede de controle e qualificar os profissionais envolvidos, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) realizará o 36º Curso de Certificação Fitossanitária de Origem (CFO) e Certificação Fitossanitária de Origem Consolidada (CFOC), entre os dias 26 e 29 de agosto, no município de Juazeiro.

O curso habilita engenheiros agrônomos para emissão dos certificados exigidos no transporte interestadual e exportação de produtos vegetais sob controle sanitário. Esses documentos são fundamentais para a rastreabilidade da produção e o enfrentamento de pragas quarentenárias, como Mycosphaerella fijiensis, Xanthomonas citri, Anastrepha spp., entre outras.

Segundo a Adab, a formação segue as normas da Instrução Normativa nº 33 do Ministério da Agricultura, e inclui também uma atualização sobre a praga Neonectria ditíssima, para técnicos já habilitados.

O evento contará com 70 vagas e as inscrições devem ser feitas entre os dias 4 e 20 de agosto pelo site da Adab. A certificação é exigida por legislações específicas de cada estado e país, e exige conhecimento técnico atualizado sobre reconhecimento e controle de pragas.

A iniciativa é parte da estratégia da Adab para ampliar a segurança fitossanitária no estado, proteger a produção agrícola e assegurar a competitividade da Bahia nos mercados nacional e internacional.