O Governo da Bahia firmou, nesta semana, um acordo de cooperação interinstitucional para fortalecer o controle, a prevenção e a erradicação das principais pragas e doenças que afetam a agricultura familiar do estado.
Além das ações, a iniciativa também busca ampliar o conhecimento de técnicos e agricultores familiares, garantindo sanidade e melhor qualidade na assistência técnica e na extensão rural (Ater).
O protocolo de intenções foi assinado entre as secretarias estaduais da Agricultura (Seagri) e de Desenvolvimento Rural (SDR), com a participação da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater).
O acordo prevê a realização de cursos, palestras, treinamentos, visitas técnicas para a agricultura familiar e outras atividades teóricas e práticas voltadas à difusão de boas práticas e ao fortalecimento da vigilância agropecuária.
A operacionalização do Acordo de Cooperação Técnica foi detalhada em um plano de trabalho, que define as atribuições de cada instituição envolvida e orienta a execução das ações conjuntas.
Com essa integração, o governo pretende ampliar a participação de produtores e criadores no sistema de defesa agropecuária, promovendo maior segurança sanitária e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor rural baiano.