Capacitação

Bahia lança curso de especialização para fortalecer agroindústrias familiares

Especialização inédita fortalece agricultura familiar e prepara novos profissionais para o setor agroindustrial baiano

Aula inaugural do curso de especialização em agroindústrias familiares na UFRB, com palestra do professor Bernardo Manssano
Foto: Geraldo Carvalho/CAR

A agricultura familiar da Bahia ganhou, nesta segunda-feira (25), um novo espaço de formação e fortalecimento. Foi inaugurado, no campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Feira de Santana, o Curso de Especialização em Gestão das Agroindústrias Familiares.

A iniciativa é fruto de parceria entre a UFRB, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Unicafes.

Na aula inaugural, o professor Bernardo Manssano, da Unesp de Presidente Prudente, discutiu a questão agrária e o papel das agroindústrias no fortalecimento da agricultura familiar.

Segundo o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, a Bahia já conta com mais de 400 agroindústrias em funcionamento. “Esse curso chega para fortalecer ainda mais esse movimento e preparar novos profissionais para atuarem nesse setor estratégico”, destacou.

A coordenadora da especialização, professora Tatiana Veloso, primeira-dama do Estado, ressaltou que a proposta valoriza os saberes locais. “Nosso objetivo é oferecer uma formação que dialogue com os territórios e consolide as agroindústrias como protagonistas do desenvolvimento rural da Bahia.”

Com 80 vagas distribuídas em duas turmas, o curso terá uma delas voltada exclusivamente para coordenadores e agentes da CAR que já atuam junto às agroindústrias.

“Estruturamos uma especialização inovadora, que une teoria e prática. A ideia é que os planos de negócio elaborados pelos estudantes tenham a cara das agroindústrias da Bahia, pensados a partir da realidade de cada território. Queremos formar não apenas especialistas, mas multiplicadores, que possam atuar diretamente junto aos agricultores e agricultoras familiares”, afirma a professora Liz Oliveira dos Santos, integrante da equipe de coordenação do curso.