Incentivo

Bahia realiza entrega mais de 14 mil máquinas e equipamentos para agricultura familiar

Ação foi um dos maiores repasses já feitos em um único evento

Leitura: 2 Minutos
O Governo da Bahia, em parceria com o Governo Federal, distribuiu mais de 14 mil máquinas e equipamentos para a agricultura familiar em todas as regiões da unidade federativa, durante o lançamento do Plano Safra Bahia 2025/2026, realizado na última quarta-feira (23), em Salvador.
Foto: Ascom/CAR

O Governo da Bahia, em parceria com o Governo Federal, distribuiu mais de 14 mil máquinas e equipamentos para a agricultura familiar em todas as regiões da unidade federativa, durante o lançamento do Plano Safra Bahia 2025/2026, realizado na última quarta-feira (23), em Salvador. A ação foi um dos maiores repasses já feitos em um único evento.

O evento foi coordenado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com recursos do Governo do Estado e de emendas parlamentares, estaduais e federais.

Entre os destaques, foram entregues tratores equipados com telemetria, tecnologia que permite o monitoramento remoto do desempenho e da operação dos equipamentos, com envio de alertas de manutenção e diagnósticos à distância por até cinco anos. 

“Não se trata apenas de entregar máquinas. Estamos viabilizando o acesso à mecanização para quem antes não tinha oportunidade. E agora, com a telemetria, temos uma ferramenta estratégica que nos permite acompanhar a operação, o consumo de combustível, a manutenção e a localização dos equipamentos. É um salto em tecnologia e eficiência que fortalece a agricultura familiar da Bahia”, afirma o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro.

Foram entregues 127 tratores com implementos agrícolas (com telemetria), 13 tanques-pipa, 35 máquinas forrageiras, 8 retroescavadeiras, 4 motoniveladoras, 22 veículos utilitários, 8.774 caixas d’água de 1.000 litros, 4.681 caixas d’água de 500 litros e 1.040 barracas de feira.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.