Foto: Los Muertos Crew/Pexels
Foto: Los Muertos Crew/Pexels

O Banco do Brasil iniciou, nesta terça-feira (21), as contratações de operações previstas na Medida Provisória (MP) 1.314/25, que estabelece condições especiais para produtores rurais quitarem ou renegociarem dívidas de custeio, investimento e CPR.

Produtores rurais – pessoas físicas, jurídicas ou cooperativas agropecuárias – já podem procurar as agências do BB para contratar operações com recursos livres.

A nova linha BB Regulariza Agro utiliza recursos próprios do banco, permitindo ao produtor liquidar, amortizar ou alongar dívidas de custeio, investimento e CPRs, inclusive aquelas que já foram prorrogadas, renegociadas ou estão em dia. A medida é voltada a regiões afetadas por perdas de safra devido a eventos climáticos, que aumentaram o endividamento no Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR).

A regularização de operações com recursos subsidiados será aberta em breve. Os valores serão definidos de acordo a necessidade e situação de cada cliente, com prazos de até nove anos e um ano de carência.

Segundo Gilson Bittencourt, vice-presidente de Agronegócios e Agricultura Familiar do BB, essas “são condições que trazem alívio no fluxo de caixa e previsibilidade financeira para o produtor rural, seja ele um agricultor familiar, médio ou grande produtor”.

“Agora, o objetivo do BB é ajudar as famílias e as empresas do campo a renegociar suas dívidas, regularizar suas obrigações e retomar a produção. O agro é estratégico para o Banco e vamos seguir apoiando o setor com responsabilidade e visão de longo prazo“, completa Bittencourt.

Para os produtores e cooperativas cujas dívidas não se enquadrem nos critérios da MP, o Banco do Brasil oferece outras alternativas de renegociação.