Balanço climático

Café: clima nas áreas produtoras do Sudeste tem se mostrado instável em abril

No entanto, volumes de chuvas acumulados até a última segunda-feira (21) superaram a média climatológica ponderada da região

Café: clima nas áreas produtoras do Sudeste tem se mostrado instável em abril

O clima nas áreas produtoras de café do Sudeste tem se mostrado instável ao longo do mês de abril, com chuvas irregulares e mal distribuídas, mostra o novo relatório climático da DATAGRO, feito com base em dados do Meteoblue e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Apesar disso, ressalta a consultoria, os volumes de chuvas acumulados até a última segunda-feira (21) superaram a média climatológica ponderada da região.

Chuvas por região

Segmentando as sub-regiões produtoras do Sudeste, os maiores registros de chuvas ocorreram no:

  • Espírito Santo e sul de Minas Gerais: com acumulados superiores a 100 mm
  • Triângulo Mineiro: com os totais variando entre 80 e 120 mm
  • Zona da Mata e leste de São Paulo: com as precipitações entre 30 e 60 mm.

“A combinação entre volumes expressivos de chuva e temperaturas moderadas favorece, por ora, a finalização da safra 2024/25 e o desenvolvimento vegetativo para a safra 2025/26, ainda que a irregularidade na distribuição das precipitações exija atenção contínua”, detalha a DATAGRO.

Além disso, a atuação de frentes frias contribuiu para um clima mais ameno nas regiões cafeeiras, com temperaturas mínimas oscilando entre 10°C e 18°C ao longo do período.