
A Secretaria de Agricultura do Acre (Seagri) abriu o credenciamento de pessoas físicas e jurídicas para produzir e fornecer mudas clonais de café e mudas seminais e clonais de cacau destinadas à agricultura familiar. A abertura foi publicada na última terça-feira (9) no Diário Oficial do Estado.
As propostas devem ser enviadas por e-mail, conforme o modelo disponibilizado no DOE. O prazo mínimo para participação é de cinco dias úteis a partir da publicação. O credenciamento atende prioritariamente às demandas da própria Seagri e busca ampliar a oferta de mudas de qualidade aos produtores.
A abertura do credenciamento ocorre após a regulamentação da Lei nº 4.516/2025, que oficializou o Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Pecafes). A nova norma facilita a venda direta de produtos e insumos ao governo, reduzindo intermediações e garantindo mais acesso aos programas públicos.
Segundo o secretário estadual de Agricultura do Acre, José Luis Tchê, o credenciamento fortalece especialmente a cafeicultura. O estado já tem recursos assegurados para produzir 1,5 milhão de mudas de café neste ano e outras seis milhões para o próximo.
Tchê destaca que o fortalecimento das lavouras passa também por maior acesso à análise de solo. Conforme informado pelo governo do estado, 95% dos agricultores familiares ainda não realizam esse diagnóstico, essencial para definir correções e elevar a produtividade. A tecnologia Nirs (espectroscopia no infravermelho próximo), está em fase final de testes e deve começar a ser utilizada até o próximo mês.
“Com a análise correta, é possível corrigir o solo de acordo com a necessidade, garantindo maior produtividade. O café e o cacau, especialmente o café, trazem dignidade ao produtor rural. Quando ele passa a colher 70, 80 ou até 100 sacos por hectare, sua vida muda completamente”, reforça.
No total, o credenciamento vai cotar preços para 619.047 mudas de cacau clonal e seminal e mais 5.106.385 de café, destinadas às cinco regionais do Acre.