O Brasil é reconhecido em todo o mundo como um dos maiores produtores e exportadores de café. De acordo com um levantamento feito pelo Conselho Nacional do Café (CNC), realizado em 2021, o país já contava com mais de 330 mil produtores do grão.
Com o mercado crescendo cada vez mais a cada ano, uma das principais dificuldades de pequenos e médios produtores é como alcançar consumidores, uma vez que o serviço de comunicação é uma das últimas etapas lembradas pelos cafeicultores menores, preocupados com outras demandas mais necessárias para a suas safras, como plantio e manejo. É nesse contexto que nasce a Veroo, um clube de cafés especiais por assinatura.
A Veroo foi fundada em 2019, pelo filho e neto de produtores de café, Gabriel Barrufini, em Ribeirão Preto, cidade da região nordeste do estado de São Paulo. O clube de assinatura surgiu com o objetivo de colocar o cafeicultor como o verdadeiro protagonista da cadeia de produção do grão.
“Eu fui morar na Austrália e trabalhei em algumas cafeterias, conheci um pouco do universo lá e como estava mais avançado em questão de qualidade em relação ao que é produzido aqui. Assim que eu voltei, eu vi a diferença entre os preços e o valor agregado que o produto carrega”, conta Gabriel.
Um dos principais atrativos da Veroo é o pagamento de, pelo menos, 25% a mais do que o mercado de commodities oferece aos cafeicultores, já que a compra do café cru é realizada direto do pequeno produtor, o que elimina os intermediários de toda a cadeia. A empresa também faz a torra do grão e o transporte direto para a casa do consumidor, o que permite que a margem de negociação seja maior.
Cada grão é uma história
De acordo com Gabriel, o grande diferencial da Veroo é contar a história de cada produtor parceiro do clube de assinatura. “Nosso café tem nome, sobrenome e história”, afirma o fundador da empresa.
Atualmente, o clube de assinatura oferece apenas a variedade arábica, mas Gabriel afirmou que está aberto a receber a variedade robusta, desde que tenha uma qualidade sensorial acima da média.
A operação é feita a partir de amostras que os produtores enviam para análise da empresa. Caso sejam aprovadas com os critérios determinados, a equipe da Veroo visita o local da produção, conhece o cafeicultor pessoalmente e quais as práticas adotadas no trabalho.
“O nosso principal produto, hoje, é o clube de assinatura. Nós viajamos o Brasil, por todas as regiões produtoras, fazendo uma curadoria bastante rigorosa, e em cima disso, nós fazemos esse trabalho de divulgar e contar a história desses produtores. A Veroo tem um portfólio de mais de 100 cafeicultores, ou seja, mais de 100 famílias, já que operamos majoritariamente com pequenos agricultores”, diz Gabriel.
Detalhando mais sobre como funciona a abordagem com pequenos produtores, Gabriel narrou a história do seu Herman e a dona Magda, um casal de cafeicultores localizados em Três Corações (MG), que foram visitados durante a pandemia.
“No começo eles ficaram bem ressabiados porque, imagina, nós estávamos negociando pelo celular. Assim que chegamos para a visita, fomos recebidos com um super café da manhã. Na hora de começar a entrevista, a dona Magda ficou emocionada e começou a chorar, porque ela não esperava que teria seu trabalho divulgado dessa forma e a evidência que estávamos oferecendo”, conta.
Veroo e o Clube Broto
Para impulsionar o trabalho de evidência à agricultura familiar, a Veroo aceitou fazer parte do seleto grupo de empresas parceiras do Clube Broto, o primeiro clube de assinatura do agro focado em soluções digitais, inovação e economia para o produtor rural.
“A gente acredita muito na categoria da agricultura familiar e dos pequenos produtores, que são, basicamente, artistas da terra, e ficamos muito animados em fazer parte do Clube Broto, visto que esse é público do serviço”, destaca Gabriel.
A Veroo oferece aos assinantes um curso gratuito na plataforma sobre o universo de cafés especiais, como o mercado funciona, a torra, método de preparo e a visão histórica do produto.
“Quem sabe, daqui a um tempo, a gente vai estar contando a história de um produtor vindo da Broto em alguma edição futura do nosso serviço”, conclui.