O Governo de Minas Gerais divulga a programação do Circuito Mineiro do Café em novembro.
Foto: Wenderson Araujo/Trilux.

Ontem (30), o Governo de Minas Gerais divulgou a agenda de encerramento do Circuito Mineiro de Cafeicultura 2025. No mês de novembro, serão realizadas 6 visitas em munícipios produtores de café. O objetivo é aproximar todos os membros da cadeia produtiva, incluindo produtores, traders, comerciantes e cooperativas.

As cidades escolhidas foram: Santa Rita do Sapucaí (12/11), Três Corações (13/11), Campanha (14/11), Cambuquira (18/11), Ilicínea (19/11) e São José da Barra (26/11).

A série de visitas é organizado pelo governo estadual e pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). E o tema deste ano é Sustentabilidade e Mudanças Climáticas.

Entre os principais temas a serem debatidos durante os eventos é a falta de mão-de-obra no setor. Cafeicultores da região da zona sul mineira estão tendo dificuldades de achar trabalhadores qualificados, tanto que o mercado nota uma procura maior por maquinário agrícola para o setor, inclusive por parte dos pequenos produtores.

Todos os eventos do circuito são gratuitos e as inscrições podem ser feitas no local do evento. E mais informações sobre as etapas do circuito sobre a produção de café em novembro podem ser obtidas nos escritórios locais da Emater-MG dos municípios, onde serão realizados os eventos.