Cotações

Café arábica: colheita se aproxima do fim, com rendimento menor do que o esperado

Trabalhos devem ser finalizados ainda neste mês na maioria das regiões brasileiras produtoras do grão, projeta o Cepea-Esalq/USP

café
Foto: José Fernando Ogura/Arquivo Agência de Notícias do Paraná

A colheita de café arábica está se aproximando do fim com um rendimento menor que o esperado, destaca o novo boletim semanal do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), publicado hoje (13).

“Os trabalhos devem ser finalizados ainda neste mês na maioria das regiões produtoras brasileiras”, projeta.

Segundo o centro de pesquisas, para se formar uma saca de café beneficiado, têm sido necessários mais grãos que o normal. “Em Minas Gerais e parte do estado de São Paulo, há relatos de até 12 saquinhos para completar uma saca de café beneficiado de 60 quilos, contra média de 7 a 8 saquinhos”, detalha o Cepea-Esalq/USP.

Ainda conforme o documento, esse cenário evidencia que as lavouras de arábica estavam debilitadas após o baixo volume de chuva e os períodos de altas temperaturas durante o outono e o inverno de 2024.

Além disso, a menor pluviosidade entre meados de fevereiro e março de 2025 piorou as condições das lavouras. “Diante disso, parte dos agentes consultados pelo Cepea acredita que dados oficiais de produção podem passar por reajustes negativos nos próximos meses”, finaliza.