
O Concurso Café Qualidade Paraná 2025 abriu inscrições para os produtores interessados em participar, com prazo até o dia 30 de setembro. Para ingressar na competição, os cafeicultores devem se encaminhar a qualquer unidade municipal do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná).
O edital é aberto a proprietários, meeiros, arrendatários e parceiros, que podem inscrever apenas um lote de café no concurso. É possível concorrer nas categorias natural (via seca), ou cereja descascado (via úmida).
Os lotes devem ter uma saca, com 60 kg, de café beneficiado, com peneira 16 ou superior, umidade inferior a 11,5% e, no máximo, 12 defeitos. De acordo com o Governo do Estado do Paraná, os cafés serão avaliados em duas etapas:
- A primeira analisa características físicas conforme a COB (Classificação Oficial Brasileira), para identificação de grãos quebrados, ardidos ou danificados por insetos;
- A segunda etapa é a prova de xícara, conduzida segundo o protocolo da Associação de Cafés Especiais (SCA, na sigla em inglês) que avalia aroma, sabor, acidez, doçura, corpo, equilíbrio e retrogosto.
Os cinco primeiros colocados em cada categoria terão os lotes adquiridos com base na cotação da Bolsa de Valores brasileira (B3) do dia anterior ao encerramento do concurso, com acréscimo de um ágio mínimo de 50%.
Os vencedores serão anunciados durante a cerimônia de encerramento, que está marcada para o dia 25 de novembro, na capital Curitiba. O regulamento completo está disponível no site do Concurso Café Qualidade Paraná.