Agricultura familiar

Dia de Campo leva boas práticas para 150 produtores de café em São Sebastião do Uatumã (AM)

Iniciativa foi conduzida pelo Idam

Dia de Campo leva boas práticas para agricultores familiares
FOTO: Divulgação/Idam

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) promoveu, nesta quinta-feira (10), o Dia de Campo do Café para 150 agricultores familiares. A ação foi feita com foco em divulgar boas práticas e impulsionar a cultura cafeeira no estado.

A iniciativa foi realizada em parceria com a Prefeitura de São Sebastião do Uatumã, com metodologia da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que foi adotada pelo Idam na produção de café e apresentada na propriedade da agricultora Juliani Monteiro. O espaço conta com 0,7 hectare de área plantada e a colheita está prevista para o final de maio.

Durante o Dia de Campo, os participantes tiveram acesso a uma série de informações sobre o processo produtivo do café. De acordo com Ana Cecília Lobato, coordenadora do Projeto Prioritário (PP) da cultura no Idam, “em quatro estações na propriedade, foram abordados aspectos necessários para a regulamentação ambiental, como ocorre o processo de implantação da área, quais os cuidados a serem tomados, adubação e plantio em linha dos clones”. 

O Dia de Campo também contou com aulas sobre o manejo da cultura, pragas, doenças, colheita e pós-colheita do café, além de outros detalhes relacionados ao custo de implantação.