
O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) promoveu, nesta quinta-feira (10), o Dia de Campo do Café para 150 agricultores familiares. A ação foi feita com foco em divulgar boas práticas e impulsionar a cultura cafeeira no estado.
A iniciativa foi realizada em parceria com a Prefeitura de São Sebastião do Uatumã, com metodologia da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que foi adotada pelo Idam na produção de café e apresentada na propriedade da agricultora Juliani Monteiro. O espaço conta com 0,7 hectare de área plantada e a colheita está prevista para o final de maio.
Durante o Dia de Campo, os participantes tiveram acesso a uma série de informações sobre o processo produtivo do café. De acordo com Ana Cecília Lobato, coordenadora do Projeto Prioritário (PP) da cultura no Idam, “em quatro estações na propriedade, foram abordados aspectos necessários para a regulamentação ambiental, como ocorre o processo de implantação da área, quais os cuidados a serem tomados, adubação e plantio em linha dos clones”.
O Dia de Campo também contou com aulas sobre o manejo da cultura, pragas, doenças, colheita e pós-colheita do café, além de outros detalhes relacionados ao custo de implantação.