Agricultura familiar

Ecoporanga (ES) promove eventos técnicos para fortalecer café conilon e cacau

Produtores e técnicos participam de eventos para aprimorar técnicas sustentáveis nas culturas

Leitura: 2 Minutos
Imagem ilustra as cotações do café robusta
Foto: Wenderson Araujo/Trilux - Confederação da Agricultura e Pecuária

O município de Ecoporanga (ES) recebeu, ao longo de setembro, dois eventos técnicos voltados para a difusão de boas práticas agrícolas nas culturas do cacau e do café conilon. Promovidos pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em parceria com outras instituições, os encontros reuniram cerca de 150 participantes, entre produtores rurais e técnicos da região.

No dia 12 de setembro, o Sítio Brandemburg, em Córrego do Paraíso, sediou o “Dia Especial: Cacauicultura – do Plantio à Colheita”. O extensionista do Incaper Felipe Vilas Boas apresentou orientações sobre todas as etapas da cultura do cacau, do plantio à colheita. Apesar de ainda pouco expressiva em Ecoporanga, a cacauicultura tem atraído interesse local, impulsionada pelo crescimento da demanda e valorização do fruto nos mercados nacional e internacional.

Já no dia 19 de setembro, o assentamento Boa Vista, em Córrego Vermelho, recebeu o “Dia Especial sobre Café Conilon”. Os participantes tiveram acesso a informações estratégicas sobre o manejo sustentável da água, conduzido pelo extensionista Felipe Lopes Neves; manejo biológico como prática sustentável, apresentado pelo engenheiro-agrônomo Felipe de Tássio (Agrobiológica); e boas práticas no cultivo de café conilon, com o extensionista Welington Braida Marré.

Segundo o coordenador do escritório local do Incaper em Ecoporanga, o município vive um momento de expansão na cafeicultura e cacauicultura, impulsionado pelos bons preços da saca de café e da arroba do cacau nos últimos anos. Ele destacou ainda que o valor da terra na região é competitivo, favorecendo novos investimentos, e ressaltou a importância de iniciativas como os Dias Especiais para difusão de conhecimento e tecnologias sustentáveis.

“Ecoporanga ainda tem muito espaço para ampliar a produção, mas a chave para o futuro está na qualidade. Investir em café especial e na produção de amêndoas diferenciadas de cacau é uma excelente oportunidade para os produtores locais”, afirmou.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.