O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), do Espírito Santo, em parceria com um produtor, instalou em Nova Venécia, no noroeste do estado, uma unidade demonstrativa do Projeto Cafeicultura Sustentável, com um secador de café a gás.
O Projeto Cafeicultura Sustentável tem como objetivo difundir, entre produtores, o uso de tecnologias mais eficientes, seguras e alinhadas com princípios ambientais limpos durante a etapa de pós-colheita, o que também incentiva o fortalecimento da produção de variedades especiais, como arábica.
A instalação é localizada na propriedade do cafeicultor Noel Antunes, em Santo Antônio do Quinze. A unidade conta com um secador de café rotativo, entregue pelo projeto, e um queimador a gás. O sistema troca a necessidade da palha e lenha, que são combustíveis habituais, para um sistema que concede mais eficiência de temperatura, o que evita o superaquecimento.
“É uma secagem muito limpa. Você não tem fumaça, não tem poeira, não tem cinza como acontece quando se usa a palha. Além disso, a qualidade do café melhora bastante. Depois que a gente começou a usar essa tecnologia, não tem mais como voltar atrás”, destaca Noel Antunes.
“Diferente da queima da palha ou da lenha, que apresentam variações de calor e maior risco de contaminação por fumaça e fuligem, a secagem a gás garante grãos mais homogêneos e bebidas mais equilibradas”, explica o extensionista e coordenador do projeto Cafeicultura Sustentável na região, Welington Marré.
De acordo com o portal de notícias oficial do Governo do Espírito Santo, desde a inauguração da unidade, 25 cafeicultores de diferentes cidades do norte e noroeste do estado já visitaram a propriedade. A expectativa é de que sejam realizados Dias de Campo e outras atividades de capacitação para ampliar o uso da tecnologia entre produtores.