Campeonato

Inscrição no Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais encerra nesta semana

Competição vai revelar os melhores cafés especiais produzidos no estado

As inscrições para o Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, realizada pela Emater-MG, encerram nesta sexta-feira (5).
Foto: Agência Minas

As inscrições para o Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, realizada pela Emater-MG, encerram nesta sexta-feira (5). Essa é a maior e mais tradicional competição criada para os cafés especiais produzidos no estado. 

A inscrição é gratuita e deve ser feita mediante o preenchimento da ficha disponível no site da Emater-MG. O formulário precisa ser entregue impresso no escritório local da entidade, junto com a amostra de café que irá concorrer. 

Cada produtor pode participar com uma única amostra de café, inscrita em uma das categorias previstas: Café Natural ou Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado. Somente a variedade Arábica proveniente da safra 2025 pode concorrer, respeitando critérios como tipo 2 (até quatro defeitos), peneira 15 ou superior e teor de umidade entre 10% e 12%.

As amostras serão analisadas em processos físicos e sensoriais, realizados por uma comissão de especialistas e degustadores com experiência em disputas nacionais e internacionais. Só avançam para as fases seguintes os cafés que alcançarem 85 pontos no mínimo, baseado na escala da Specialty Coffee Association (SCA), padrão internacional de qualidade. 

Os cafés serão classificados conforme a origem de onde foi produzido: Cerrado Mineiro, Sul de Minas, Matas de Minas e Chapada de Minas. Os melhores de cada região e categoria vão receber uma premiação. O grande campeão estadual será o produtor que conquistar a maior nota entre todos os inscritos. A cerimônia para premiar o vencedor está prevista para dezembro.