A 13ª edição da Semana Internacional do Café (SIC) acontece entre os dias 5 a 7 de novembro, em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. De acordo com a Agência Minas, neste ano, o evento terá crescimento de 50% no tamanho, em relação a 2024, com um número recorde de 240 expositores e irá ocupar 20 mil m² no Expominas.
A estimativa é de que sejam movimentados R$ 150 milhões em negócios, com expectativa de receber 25 mil pessoas, de mais de 40 países. Neste ano, o evento terá como tema “Café em Transformação – Inovação, Sustentabilidade e Oferta do Mercado Global”.
Os detalhes da feira foram informados ontem (1º), Dia Internacional do Café, pelo Governo de Minas, o Sistema Faemg Senar, Sebrae Minas e a Espresso Company, que organizam o evento.
“O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura e suas vinculadas (Emater-MG, Epamig e o Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA), trabalha para a melhoria da qualidade dos cafés produzidos no estado, conquista de novos mercados, além de difundir tecnologias para uma produção cada vez mais sustentável”, diz o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes.
“Somos líderes mundiais na produção de um dos grãos mais apreciados do planeta. Com 26 milhões de sacas, Minas Gerais responde por cerca de 47% da produção brasileira e acompanha a transformação do mundo do café, que passa pela união do setor”, afirma o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo.