
A Semana Internacional do Café (SIC) começou, nesta quarta-feira (5), em Belo Horizonte (MG). O evento, que ocupa o Expominas até sexta-feira (7), reúne 240 expositores e deve movimentar cerca de R$ 150 milhões em negócios, um avanço de 50% em relação ao ano passado, reflexo do aquecimento do setor e da expansão do mercado de cafés especiais.
Com o tema “Café em Transformação – Inovação, Sustentabilidade e Oferta do Mercado Global”, a feira deve receber 25 mil visitantes de mais de 40 países.
Durante o evento, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) lançará uma nova variedade de café: o MGS Epamig Amarelão, que se destaca pela alta produtividade, qualidade da bebida, resistência a doenças e fácil adaptação a diferentes sistemas de produção e regiões.
A cultivar resulta do cruzamento entre o Catuaí Amarelo IAC 30 e o Híbrido do Timor UFV 445-46, reunindo precocidade e uniformidade na maturação dos frutos, o ponto de colheita ocorre de 30 a 40 dias antes das cultivares Catuaí tradicionais. A planta apresenta ainda alta tolerância à seca e resistência à ferrugem-do-cafeeiro e ao nematoide das galhas.
O desenvolvimento da variedade é fruto de quatro décadas de pesquisa conduzidas pela Epamig em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Embrapa Café.
Na sexta-feira (7), às 14h, será assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com a interveniência da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa-MG). Pelo acordo, o IMA oferecerá cursos e treinamentos voltados ao corpo técnico do Senar.