
As 12 unidades armazenadoras da Companhia de Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) encerraram 2025 com um total de 227,37 mil toneladas de produtos estocados em silos e armazéns, volume 73,4% superior em relação ao registrado em 31 de janeiro de 2025.
O índice de ocupação avançou 15,24 pontos percentuais no período, para 37% do total da capacidade estática (631,8 mil toneladas).
Respondendo por 40,9% do total armazenado, o trigo foi o produto agrícola com maior volume estocado no final de 2025. Na sequência, vieram açúcar (20,69%), milho (16,24%), milheto (9,64%), sorgo (9,47%) e soja (3,07%).
A Ceagesp mantém a maior rede pública de silos e armazéns gerais do Estado de São Paulo, situados estrategicamente em 11 municípios paulistas, incluindo a capital.
As unidades armazenadoras da companhia atendem aos agricultores familiares, pequenos, médios e grandes produtores agrícolas. Entre seus clientes, também estão usinas de açúcar, moinhos, cooperativas agrícolas, importadores e órgãos do governo.
Devolução de sobras técnicas
No ano passado, os clientes do Departamento de Armazenagem da Ceagesp receberam de volta mais de 3 mil toneladas referentes a sobras técnicas de produtos. Esse montante representou mais de R$ 5 milhões em valor, levando em consideração os preços de mercado de cada um deles
Entende-se por sobra técnica o volume excedente após a limpeza, secagem e a perda natural de peso e volume estocado.
A infraestrutura de armazenagem da Ceagesp garante ao produtor estocar e aguardar o melhor momento para vender. Além disso, ela oferece condições especiais para agricultores com Certificado de Agricultor Familiar (CAF), que podem ter acesso a descontos de até 30% nas tarifas.