Foto: Tony Oliveira/CNA
Foto: Tony Oliveira/CNA

De acordo com o novo boletim semanal do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), publicado nesta segunda-feira (2), o clima tem dificultado o avanço da colheita de mandioca em algumas regiões, enquanto a baixa rentabilidade tem reduzido o interesse de parte dos produtores em comercializar a raiz

Com isso, a quantidade de mandioca ofertada na última semana de janeiro ficou abaixo das expectativas dos agentes de mercado, cenário esse que manteve firme os valores de negociação da raiz. 

Para as próximas semanas, as chuvas devem continuar irregulares, o que pode continuar limitando a colheita em determinadas regiões brasileiras. “Além disso, mais produtores consultados sinalizam intenção de reduzir as entregas diante dos preços atuais”, acrescenta o Cepea-Esalq/USP.

A demanda pela matéria-prima, por sua vez, tende a permanecer firme, especialmente devido à necessidade de formação de estoques por parte de algumas indústrias. “Esse cenário deve manter os preços com poucas oscilações no curto prazo”, finaliza o centro de pesquisas.