
Manter uma boa produtividade agrícola, nos dias atuais, se tornou um desafio de muitas camadas: com a evolução da tecnologia e novas abordagens na gestão de uma fazenda, o agricultor precisa estar antenado e capacitado para incorporar as melhores práticas e desempenhar com eficiência a entrega de produtos com qualidade. Para o auxiliar nisso, existe a figura do consultor agrícola. Mas, afinal, quais são os benefícios de ter um profissional como esse para o agronegócio?
O consultor agrícola pode trazer conhecimento técnico e visão estratégica, além de ajudar produtores rurais a tomarem decisões mais assertivas, implementarem tecnologias e melhorarem a gestão das propriedades.
Neste artigo, explicaremos mais a fundo o conceito de consultor agrícola, as funções que desempenha e como esse profissional pode contribuir na gestão rural, tanto para pequenos quanto para médios e grandes produtores.
O que é um consultor agrícola?
O serviço de consultoria agrícola oferece suporte técnico e estratégico para produtores rurais, com objetivo de otimizar suas operações e maximizar os resultados.
No Brasil, existem mais de 5 milhões de estabelecimentos agropecuários em atividade. Contudo, de acordo com um censo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2020, mais de 70% dessas propriedades não têm conexão com a internet, o que prejudica a incorporação de novas tecnologias. Nesse cenário, por exemplo, o apoio de um consultor seria o elo entre o produtor e a conectividade, uma vez que esse profissional pode observar as necessidades do local e trazer ideias para o agricultor.
O consultor agrícola identifica um problema ou uma oportunidade, proporcionando um direcionamento nos processos administrativos e de produção. Isso abrange desde o controle das despesas do produtor rural até a aplicação de técnicas.
Como o consultor agrícola pode ajudar o produtor?
O consultor agrícola pode ajudar o produtor orientando sobre técnicas sustentáveis de plantio e máquinas que podem otimizar os processos de semeadura e colheita.
A principal função desse profissional é direcionar os processos envolvidos na gestão agrícola. A seguir, veja em quais aspectos esse profissional pode ajudar.
Administração rural
A administração rural envolve o planejamento, a organização e o controle total da fazenda. Esses são aspectos inerentes a qualquer tipo de negócio — e no agro, isso não é diferente. Alguns produtores rurais se tornam excelentes no planejamento das safras, graças à experiência e ao conhecimento do campo acumulado ao longo do tempo.
Contudo, nem todos os produtores são experientes. De acordo com um estudo realizado pela EY, em parceria com a CropLife Brasil, 60% dos empreendedores rurais do país pertencem a uma faixa etária de 25 a 44 anos. Nesse contexto, em muitos casos, jovens agricultores podem se beneficiar da assistência de um consultor, já que esse profissional pode trazer o conhecimento necessário para iniciar uma safra com excelência.
Otimização de processos
Outro papel fundamental de um consultor é realizar a análise e desenvolvimento de projetos para otimização dos processos em uma fazenda. Para isso, o profissional utiliza sistemas e ferramentas de controle que auxiliam no desempenho, reduzem o uso de matérias-primas e evitam desperdícios – complicações que são enfrentadas pela maioria dos produtores agrícolas.
Além disso, o consultor também pode analisar e avaliar os possíveis riscos de uma produção, realizando uma gestão eficiente para contornar futuros problemas e oferecer soluções para desafios que o produtor já enfrenta. Proteção contra flutuações de preços, eventos climáticos e outros fatores externos que podem impactar a safra estão sob o radar desse profissional.
Como o consultor agrícola ajuda na agricultura familiar?
A agricultura familiar apresenta desafios que, muitas vezes, são difíceis de serem resolvidos pela falta de conhecimentos técnicos e administrativos. Por isso, uma boa gestão de propriedade rural envolve aspectos como:
- Controle do fluxo de caixa e dos custos;
- Gerenciamento de tributos;
- Uso de tecnologias;
- Conhecimento de técnicas de plantio e colheita;
- Escolha correta de maquinários.
De acordo com a Embrapa, existem mais de 3 milhões de pequenos produtores no país. Ao utilizar a experiência de um consultor agrícola, que opera com uma visão de fora da lavoura, o agricultor familiar pode receber novas observações sobre suas culturas, principalmente em um mercado tão competitivo quanto o brasileiro.
Quais são as opções de consultoria disponíveis no Broto?
O Broto é uma plataforma completa de negócios que visa ajudar o produtor rural brasileiro, especialmente o pequeno e o médio, com objetivo de auxiliar no gerenciamento de sua plantação, para aprimorar sua produtividade e eficiência. Na prática, isso significa tornar o negócio mais rentável.
Veja, a seguir, alguns dos principais serviços de consultoria especializados que você encontra no Broto:
- Escolha da Cultivares de Milho: consultoria para escolher as melhores cultivares de milho, com base em dados regionais e características do solo e do clima, além de definir o momento ideal para o início do plantio.
- Elaboração de Mapas Temáticos — NDVI: melhora a saúde das plantas e aumenta a produtividade por meio de uma tecnologia de ponta. É um sistema que faz o monitoramento de lavouras utilizando imagens de satélite, com foco no Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI);
- Qualidade dos grãos: ideal para os produtores agrícolas que buscam maximizar a qualidade e o valor comercial de seus grãos. Essa é uma consultoria em classificação de grãos, que garante a uniformidade e o padrão dos lotes;
- Construção da Fertilidade do Solo e Recomendação de Adubação: visa aumentar a produtividade das lavouras por meio de análises do solo e trabalho conjunto com os produtores para implementar as melhores práticas de manejo, oferecendo treinamento e suporte;
- Compra de Insumos (Adubos): consultoria especializada em planejamento de compra de adubos adequados para que você consiga obter os melhores resultados na sua lavoura;
- Consultoria Financeira — Acesso a Crédito: com soluções personalizadas e equipe experiente, maximiza as possibilidades de aprovação de crédito, alavancando o negócio do produtor;
- Projeto para Financiamento — Produção de Mandioca: projeto agrícola para a captação de financiamento de produtores de mandioca, para impulsionar a produção e atender à crescente demanda do mercado;
- Projeto para Financiamento — Trator Agrícola: para adquirir um novo trator e garantir mais segurança, eficiência e produtividade na lavoura.
Agora que você já sabe o que faz um consultor agrícola e os benefícios que esse serviço pode proporcionar ao seu agronegócio, reflita sobre o tipo de orientação que você precisa e escolha o que melhor atenda às suas necessidades.
Acesse nosso site e conheça alguns serviços de consultoria oferecidos por nossos parceiros!