Agricultura

Cotações do milho na Bolsa de Chicago seguem em valorização

cotações do milho na Bolsa de Chicago

As cotações do milho na Bolsa de Chicago tiveram valorização na última quarta-feira (23), e o contrato de milho com vencimento em maio de 2022 foi cotado a U$ 7,58 por bushel.

Esses números têm suporte no bom desempenho das exportações norte-americanas, preocupações com os desdobramentos do conflito no leste europeu e também nos bons números de produção de etanol nos Estados Unidos neste ano.

No entanto, o cenário externo está muito volátil e, na quinta-feira (24), já no início da sessão, houve movimento de vendas, com informações de que chuvas podem beneficiar a produção de milho segunda safra na América do Sul.

Cenário do milho no Brasil

No Brasil, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a colheita do milho verão 21/22 já atingiu 41,6% da área de 4,529 milhões de hectares até sexta-feira (19).

Para o milho segunda segunda safra, encontram-se semeadas mais de 94,7% da área prevista de 16 milhões de hectares. As lavouras se encontram com bom desenvolvimento vegetativo, exceto em Goiás e Minas Gerais, que estavam sob déficit hídrico. Ocorreram chuvas recentes nessas regiões afetadas, o que foi benéfico à cultura.

Os preços futuros do milho na Bolsa Brasileira (B3) perderam força no dia 23/03 e passaram a operar no campo negativo. O contrato de maio de 2022 foi cotado a R$ 98,43 a saca, por conta da desvalorização do dólar, além da maior disponibilidade do cereal, com natural maior fixação de venda por parte dos produtores.

Recomendação dos especialistas em agro do BB

Para o produtor ter maior previsibilidade em seu fluxo de caixa, garantir sua margem de lucro e minimizar a exposição às oscilações dos preços, o Banco do Brasil disponibiliza as linhas de proteção Opções Agro BB e o Termo de Moedas (NDF).

As opções negociadas pelo banco são contratadas mediante o pagamento de um prêmio. Com isso, o produtor passa a ter o direito de exercer a opção, na data do vencimento, caso seja vantajoso. A comercialização do produto no mercado físico é livre e pode ser feita a qualquer momento.