
A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) está promovendo aulas teóricas e práticas com objetivo de auxiliar homens e mulheres a conhecerem as melhores práticas no manuseio de tratores agrícolas, dessa forma, reduzindo a jornada de trabalho dos produtores e auxiliando na integração de novas tecnologias à agricultura.
O curso dividido em dois módulos, teórico e prático, ensina os alunos a operar os tratores agrícolas, realizar a troca de óleo e acoplar implementos como o kit de irrigação. As aulas são acompanhadas por assistentes sociais e de um engenheiro-agrônomo, que fica responsável por orientar os agricultores familiares quanto ao corte do solo, qual a profundidade adequada e os tipos de aplicação.
“Muitos agricultores ainda enfrentam uma rotina de trabalho pesada, cultivando de um a dois hectares com ferramentas manuais. A chegada do trator permite que um serviço que, antes levava uma semana, seja realizado em um único dia. Isso reduz custos, já que, com o equipamento disponível na associação, o único gasto será com o óleo”, diz o instrutor do curso e servidor da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), Amadeu Carvalho.
De acordo com a rede de notícias estadual, entre as entidades contempladas com um trator de 50 cv, está a Associação 29 de abril, com sede na cidade de Cabeceiras do Piaui. “A ideia é alinhar os agricultores com a mecanização, proporcionando mais tempo e qualidade de vida no campo”, finaliza Amadeu.