Cerca de 50 fruticultores participaram do Dia de Campo sobre pitaia promovido pela Embrapa Cerrados e Emater-DF, na última quarta-feira (28), em Planaltina (DF). O evento colocou em pauta cultivares geneticamente superiores da pitaia e boas práticas de manejo, despertando o interesse de novos e antigos produtores pela cultura.
A programação incluiu palestras técnicas e uma visita à Unidade Experimental das Pitaias, onde especialistas compartilharam orientações detalhadas sobre preparo do solo, plantio, adubação, irrigação e colheita. Também foram apresentados os diferentes tipos de poda e técnicas de espaldeiramento. O material propagativo gerado nas atividades foi entregue à Emater-DF para fomentar novas unidades demonstrativas na região.
O evento também marcou a apresentação oficial das novas cultivares de pitaia desenvolvidas pela Embrapa Cerrados: BRS Lua do Cerrado, BRS Luz do Cerrado, BRS Granada do Cerrado, BRS Minipitaya do Cerrado e BRS Âmbar do Cerrado. Segundo o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da unidade, Fábio Faleiro, as variedades se destacam pela qualidade, produtividade e adaptabilidade ao clima do Cerrado. Ele ainda reforçou o potencial da fruta na gastronomia.
Para quem deseja se aprofundar no tema, a Embrapa Cerrados disponibilizou o minicurso gratuito Fruticultura Tropical – Pitaias: melhoramento genético e sistemas de produção, na plataforma e-Campo. A formação tem seis horas de duração, é online e fornece certificação.