Insumos

Emater lança nova cartilha para produção de adubo natural

Manual inclui práticas para transformar rejeitos animais e vegetais em composto orgânico além de diminuir produção de lixo nas propriedades

O documento propõe a utilização de recursos já existentes nas propriedades rurais. Desse modo, palha, cascas de frutas e legumes, esterco de curral são materiais que podem se tornar composto orgânico.
Foto: Emater/ Divulgação

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) lançou uma nova cartilha para produção de adubo natural. O manual nomeado de “Dez Passos para a Produção de Composto Orgânico” inclui métodos para compostagem simples, barata e eficiente. Além disso, ele também orienta na transformação de resíduos vegetais e animais em adubo natural de alta qualidade.

Elaborada pelos técnicos Lucas Menezes Gomes e Fernando Costa da Silva, o documento propõe a utilização de recursos já existentes nas propriedades rurais. Desse modo, palha, cascas de frutas e legumes, esterco de curral são materiais que podem se tornar composto orgânico.

Vantagens da produção de adubo natural

A utilização de adubo natural nas propriedades rurais é capaz de melhorar a fertilidade e a estrutura do solo. Além disso, ela também pode fortalecer o equilíbrio biológico e reduzir a necessidade de fertilizantes químicos.

A cartilha indica dez etapas para a produção do adubo. Entre elas estão:

  • Escolha do local adequado;
  • Separação e o preparo dos resíduos;
  • Montagem das leiras (montes de compostagem);
  • Irrigação correta;
  • Acompanhamento da temperatura;
  • Tempo necessário para a maturação do composto.

O material também disponibiliza maneiras para identificar se o composto está pronto para o uso. Assim como, propõe formas de aplicação na propriedade, como em hortas, jardins e pomares.

De acordo com o técnico Lucas Gomes, o adubo feito por matéria orgânica “melhora a aeração e a infiltração de água no solo”, além de “manter a umidade”, diminuindo a necessidade de irrigação.

Maneiras corretas para a geração de composto orgânico

Para a melhor maneira de produção do adubo, os técnicos indicam área com boa ventilação, acesso à água e iluminação solar.

De mesma forma, a umidade também é considerada fator importante no processo de compostagem. Assim, as pilhas devem ser regadas à medida que as camadas são montadas, garantindo que todo o material fique úmido. Desse modo, a manutenção ajuda na atividade dos microrganismos decompositores, que atuam na transformação da matéria orgânica.

Além de ajudar na reciclagem de compostos como, por exemplo, esterco, restos de frutas e legumes, a produção de adubo natural diminui a produção de lixo nas propriedades rurais.