A Emater-MG e a Plataforma Global do Café no Brasil anunciaram um Acordo de Cooperação Técnica para incentivar a cafeicultura regenerativa de Minas Gerais, hoje, o maior estado produtor de café arábica do país.
Foto: Divulgação / Emater

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e a Plataforma Global do Café no Brasil anunciaram um Acordo de Cooperação Técnica para incentivar a cafeicultura regenerativa de Minas Gerais, hoje,o maior estado produtor de café arábica do país.

A parceria, anunciada durante a Semana Internacional do Café (SIC), tem como objetivo incentivar práticas agrícolas sustentáveis na produção da cultura e preparar os agricultores do setor às mudanças climáticas.

O acordo prevê o alinhamento de agendas e ações estratégicas entre as instituições para aumentar a sustentabilidade da cafeicultura, com foco especial na regeneração dos solos, no ganho da produtividade e na conservação da água e da biodiversidade.

O acordo também prevê a sistematização de dados e indicadores que permitam medir o impacto das ações no campo. Esses dados serão usados para direcionar políticas públicas e disseminar os resultados obtidos com a adoção da cafeicultura regenerativa em Minas Gerais.

A relação entre a Plataforma Global do Café e a Emater-MG já existe há mais de uma década no Grupo de Trabalho Brasil (GTB), instância da Plataforma, composta por especialistas, cooperativas, ONGs, certificadoras e empresas do setor.

Entre as iniciativas do GTB, destacam-se a criação do Currículo de Sustentabilidade do Café, sobre boas práticas para o setor, e o documento “7 Elementos da Cafeicultura Regenerativa”, lançado recentemente.