Inovação

Embrapa lança sorgo granífero que supera 6 toneladas por hectare

Cultivar se destaca pela estabilidade no plantio da segunda safra

Embrapa e Latina Seeds lançam cultivar de sorgo que supera 6 toneladas por hectare
Foto: Embrapa/Divulgação

A Embrapa Milho e Sorgo (MG), junto da empresa Latina Seeds, lançaram ao mercado, nesta segunda-feira (5), o híbrido de sorgo granífero BRS 3002, chamado comercialmente de LAS3004G. A nova cultivar é capaz supera até 6 toneladas por hectare, e se destaca pela colheita precoce e estabilidade de produção em plantios de segunda safra, o que garante mais segurança ao produtor. 

O novo sorgo é indicado para as regiões que já são consolidadas no cultivo dessa cultura, como o “Centro Oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí) e Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo)”, de acordo com a Embrapa.

“Além do nível de rendimento, que garante a sua competitividade no mercado, o BRS 3002 (LAS3004G), apresenta boa sanidade em relação às doenças antracnose, helmintosporiose e cercosporiose”, pontua o pesquisador Cícero Menezes.

Lançamento oficial do sorgo LAS3004G

O sorgo LAS3004G foi lançado oficialmente durante a 16ª Semana de Integração Tecnológica (SIT). O evento faz parte da Jornada pelo Clima, que é um projeto do Embrapa com objetivo de promover a ciência e as práticas sustentáveis no mesmo ano em que o Brasil será sede da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorre em novembro, na cidade de Belém (PA).

Com o tema “Oportunidades e desafios para a expansão da agropecuária sustentável”, a SIT acontece entre os dias 5 a 9 de maio em Sete Lagoas (MG), com diversas entidades reunidas com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento rural sustentável.