
Elaborar estratégias de marketing para o agronegócio é, ainda nos dias de hoje, uma missão difícil para agentes que atuam nessa área. Os diferentes calendários agrícolas existentes no Brasil e as constantes transformações que o campo atravessa são alguns fatores que influenciam as rotinas dos “marketeiros”.
Outro ponto de atenção são as particularidades do público, ou seja, dos produtores rurais. Enquanto os grandes fazendeiros e as enormes corporações agrícolas apresentam um perfil e preferências mais parecidas, os pequenos produtores possuem uma diversidade enorme de maneiras de acessar um determinado produto.
Em 2016, com essa missão de engajar e fidelizar o pequeno produtor rural, Ivan Formigoni e Ike Moraes se uniram como sócios e criaram o Farmnews. “O digital estava nascendo.O nosso primeiro ensaio ali foi usar isso a nosso favor e pensar ‘o que vai manter o produtor conectado com a gente?’”, relembra Formigoni.
A resposta para eles era clara: informação de mercado. Isto é, levar aos pequenos produtores conteúdo de mercado sério, sem viés, e torná-los uma grande massa de mídia.
“A gente criou o Farmnews justamente para manter a informação relevante, principalmente para o pequeno e médio produtor, aquele que não é atendido ali pelas grandes contas. E esse é o desafio que a gente está enfrentando até hoje”, comenta Ivan.
Atualmente, o Farmnews é um canal de estudo, focado sobretudo em boi, milho e soja, as principais commodities agrícolas produzidas no Brasil. Com eles, manter-se informado sobre preços e tendências de mercado deixou de ser um privilégio exclusivo das grandes empresas do agronegócio
Ao acessar análises diárias de mercado, os pequenos produtores ganham ferramentas para negociar melhor, planejar safras com mais segurança e tomar decisões que fortalecem sua competitividade, garantindo maior economia e rentabilidade no campo.
Para ampliar sua base de produtores e engajar cada vez mais o setor, o Farmnews passou a fazer parte do Clube Broto, o primeiro clube de assinatura do agro focado em soluções digitais, inovação e economia para o produtor rural.
“A gente quer, por meio do digital e da parceria com o Broto, capilaridade, ou seja, permear novos produtores e fazer ações de marketing com eles. Esse é o objetivo”, afirma Formigoni.
Dentro do Clube Broto, o Farmnews fornecerá, como produtos de prateleiras, painéis ricos com análises e conteúdos de determinado mercado. “A gente pode, por exemplo, disponibilizar um painel sobre tudo o que está acontecendo no mercado de tabaco. A gente faz uma varredura em cima de preços, projeções e informações relevantes para esse mercado e disponibiliza tudo de forma organizada”, exemplifica Ivan.
“E isso a gente pode fazer para qualquer setor: açúcar, frango, boi, fertilizantes. A gente varre esse mercado e ainda acrescenta uma análise em cima”, finaliza. Assine o Clube Broto por menos de um almoço por mês e tenha condições exclusivas para contratar esta e outras soluções para o seu negócio rural.