Silvicultura

Minas Gerais inicia mapeamento florestal pioneiro no Brasil

Projeto Expedição Silvicultura foi lançado com apoio do governo do estado

Leitura: 2 Minutos
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), iniciou um projeto de mapeamento florestal pioneiro no Brasil
Foto: Diego Vargas / Seapa

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), iniciou um projeto de mapeamento florestal pioneiro no Brasil, lançado oficialmente ontem (10), na Fundação João Pinheiro (FJP), na capital Belo Horizonte.

O projeto “Expedição Silvicultura – na trilha da produtividade” será realizado entre setembro e novembro deste ano, em que especialistas irão percorrer mais de 40 mil quilômetros pelas principais regiões produtoras de floresta plantada em 14 estados, o equivalente a 98% da área total plantada no Brasil.

“Minas Gerais é líder no ranking de florestas plantadas do Brasil, com 2,3 milhões de hectares. O diagnóstico vai mostrar todo o potencial do setor, além de embasar a elaboração de políticas públicas e o apoio para os pequenos produtores que queiram investir na silvicultura”, diz o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes.

A Expedição Silvicultura vai registrar mais de 40 mil pontos de controle para validar o mapeamento do manejo no país, com visitas em centenas de propriedades, em que os proprietários e gestores florestais serão entrevistados, além da coleta de dados.

Junto do levantamento de dados de produtividade florestal, a ação também vai investigar tendências de investimento, custos de produção, além da percepção e expectativa dos agricultores. A expedição também vai avaliar as práticas socioambientais adotadas nas diferentes regiões, junto do impacto das mudanças climáticas sobre a prática de silvicultura.