Pomar

Pinhão ganha espaço no agronegócio de Santa Catarina com pomar experimental de araucárias

Objetivo da iniciativa é ampliar a produção da semente e fortalecer a cadeia produtiva do pinhão

Pomar da araucarias enxertadas para a producao de pinhão em Santa Catarina.
Créditos: Assessoria de Comunicação/Epagri-SC

Tradicional na culinária do Sul do Brasil, o pinhão vem conquistando espaço no agronegócio catarinense. Em Papanduva, no norte de Santa Catarina, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), em parceria com a Embrapa Florestas, desenvolve um pomar experimental de araucárias enxertadas. O objetivo é ampliar a produção da semente e fortalecer a cadeia produtiva do pinhão.

Com mais de cinco hectares, o pomar possui exemplares coletados em diferentes regiões do país. As árvores passam pelo processo de enxertia, uma técnica que combina plantas com boas características para acelerar a produção. A expectativa é que, em até sete anos, o cultivo comercial do pinhão esteja consolidado no Planalto Norte Catarinense.

“O objetivo é obter pinhões de qualidade com produção precoce, fortalecendo a oferta do produto na região”, destaca Gilcimar Adriano Vogt, gerente da estação experimental.

Além do experimento, a Epagri apoia os produtores com assistência técnica, orientações sobre manejo e estratégias de mercado, impulsionando a profissionalização da cultura.