Alerta climático

Fortes chuvas e rajadas de vento devem continuar na região Sul

Nos últimos dias, diversas cidades da região registraram alagamentos e cortes de energias devido aos ventos

chuva em uma plantação

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e analisados pela DATAGRO, um sistema de baixa pressão que se formou no nordeste da Argentina avançou sobre o Rio Grande do Sul na última segunda-feira (7) e permanece semi-estacionário, provocando chuvas intensas e rajadas de vento em diversas regiões do estado.

O extremo sul e o litoral gaúcho foram as regiões mais atingidas. Em Chuí, foram registrados mais de 100 mm de chuva em poucas horas. Há relatos de alagamentos, quedas de energia e interrupções de serviços em diferentes municípios.

Embora ainda haja possibilidade de instabilidade no litoral nesta quarta-feira (9), a previsão indica tempo mais firme a partir de quinta-feira (10) em grande parte do estado.

Colheita de soja e milho

No campo, a colheita de milho de verão 2024/25 no Sul segue em ritmo acelerado. De acordo com levantamento da DATAGRO Grãos até o dia 4 de abril, 91% da área prevista já foi colhida, número superior ao registrado no mesmo período do ano passado (85%) e bem acima da média dos últimos cinco anos (80,8%).

Já a colheita da soja apresenta avanço mais lento no Rio Grande do Sul, com 38% da área colhida até o momento. Ainda assim, o percentual supera os 19% registrados em 2023/24 e também está acima da média histórica (30%).