Agricultura familiar

Garantia-Safra 2025/26: agricultores de Alagoas já podem se inscrever

Programa protege agricultores familiares de perdas por seca ou chuvas excessivas

A imagem representa agricultora familiar que integra o programa que protege os produtores de perdas por seca ou chuvas excessivas
Foto: Ascom/Seagri

Os agricultores familiares de Alagoas já podem se inscrever no Garantia-Safra 2025/26, programa que oferece apoio financeiro a famílias com perdas de produção causadas por eventos climáticos extremos. A novidade deste ano é a possibilidade de inscrição online pelo site do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) desde que o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) esteja ativo e atualizado.

Além disso, as inscrições também podem ser feitas presencialmente com o suporte do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (EMATER/AL), prefeituras municipais, sindicatos rurais e associações. O prazo vai até 20 de fevereiro de 2026.

Quem pode participar do Garantia-Safra?

O Garantia-Safra 2025/26 é destinado a agricultores familiares com renda bruta mensal de até 1,5 salário mínimo, que cultivem entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, arroz, mandioca ou algodão. Além disso, é preciso residir em cidades que aderem ao programa nos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Não é permitido possuir propriedade maior que quatro módulos fiscais nem participar de programas semelhantes financiados pela Estado.

Após o cadastro, uma comissão local avalia e homologa as inscrições. O boleto de adesão só deve ser pago após essa confirmação. O benefício é de R$ 1.200, pago em parcela única, para famílias que atendam aos critérios e comprovem perdas superiores a 50% da lavoura.

O Garantia-Safra em Alagoas conta com recursos do Governo do Estado, por meio da Seagri, das prefeituras, do Fundo Garantia-Safra e dos próprios agricultores.