Agricultura familiar

Governo federal entrega novo banco de alimentos em Recife

Unidade tem como objetivo fortalecer políticas públicas de combate à fome, incentivar a agricultura familiar e ampliar a distribuição de alimentos saudáveis

Novo banco de alimentos visa fortalecer as políticas públicas de combate à fome, incentivar a agricultura familiar e ampliar o acesso da população a alimentos saudáveis.
Fotos: Roberta Aline/ Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Na última sexta-feira (16), o Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Recife, inaugurou um novo banco de alimentos no bairro do Torreão, com o objetivo de fortalecer as políticas públicas de combate à fome, incentivar a agricultura familiar e ampliar o acesso da população a alimentos saudáveis.

A unidade será abastecida pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que conecta pequenos produtores rurais ao poder público, promovendo o escoamento da produção da agricultura familiar e garantindo alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O investimento do governo federal foi de R$ 249 mil, contemplando obras, equipamentos e utensílios para o banco de Recife e também para outro no município de Surubim.

Durante a inauguração, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, destacou o papel estratégico do projeto:

“Os agricultores produzem o alimento, o governo compra o alimento, mas também empresas doam alimentos. Aquele alimento que, muitas vezes, não se consegue colocar no mercado, ali garante a condição de chegar a quem precisa.”

O novo banco de alimentos atuará na arrecadação, triagem e distribuição de gêneros alimentícios excedentes ou fora dos padrões comerciais, mas ainda próprios para consumo. Os alimentos serão direcionados a instituições socioassistenciais cadastradas, contribuindo para a segurança alimentar de milhares de famílias.