Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Foi assinado na última segunda-feira (13), o Protocolo de Intenções, com o objetivo de intensificar a prevenção e o combate a incêndios no meio rural de Minas Gerais. O acordo foi firmado entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG).

A cerimônia de assinatura, realizada na capital Belo Horizonte, contou com a presença e adesão de importantes representantes do setor, incluindo o Sistema Faemg Senar, a Associação Mineira da Indústria Florestal (Amif), o Sistema Ocemg, a Associação da Indústria da Bioenergia e do Açúcar do Estado (Siamig Bioenergia) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG).

O protocolo visa desenvolver políticas públicas conjuntas, promover a capacitação de brigadas rurais, compartilhar dados de focos de calor mapeados e integrar esforços para fortalecer a resiliência das comunidades frente aos incêndios florestais.

Um estudo da Emater-MG aponta que, apenas em agosto e setembro de 2024, os incêndios no meio rural causaram um prejuízo de R$ 1,2 bilhão. A área atingida ultrapassou 305 mil hectares em todo o estado, devastando matas nativas, florestas plantadas, café, fruticultura, plantios de cana-de-açúcar, pastagem e outras culturas.