O governo do Rio Grande do Sul publicou, nesta segunda-feira (7), um edital para contratação de três novos radares meteorológicos para o estado.
A medida faz parte do Plano Rio Grande, programa de reconstrução, adaptação e resiliência climática, que propõe medidas para atenuar os impactos causados pelas enchentes registradas no ano passado.
Um primeiro radar já foi contratado e está em funcionamento, desde setembro de 2024, na capital. Os equipamentos deverão ser instalados, conforme estudos técnicos, nas regiões Oeste, Serra e Sul, cobrindo a totalidade do Rio Grande do Sul.
O objetivo da contratação é qualificar a prestação de serviços de monitoramento meteorológico e geológico, com o fornecimento de três radares com tecnologia de Banda “S”.
O edital, na modalidade pregão eletrônico, já está publicado e a abertura das propostas ocorrerá em 24 de abril, a partir das 9h. O critério de julgamento será o de menor preço.
O processo passa pela Defesa Civil estadual e conta com o acompanhamento da Secretaria da Reconstrução Gaúcha (Serg). O trâmite licitatório é conduzido pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio da Subsecretaria da Administração Central de Licitações (Celic), garantindo a transparência e a legalidade do processo.
Projetos de preparação em andamento
A contratação de novos radares está integrada a outros projetos do governo do Estado, também inseridos no Plano Rio Grande, de preparação e qualificação da capacidade de informações e alertas com mais precisão.
Fazem parte desse contexto preparatório para atuar melhor em crises meteorológicas o Mapeamento Topográfico, Levantamento Batimétrico, Estações Hidrometeorológicas, Modelagem Hidrodinâmica e o Centro Estadual de Gestão Integrada de Riscos e Desastres (Cegird).