O Paraná, maior produtor de feijão do país, ganhou na última quarta-feira (15) mais uma agroindústria voltada ao beneficiamento da leguminosa. Com capacidade de processamento de 40 toneladas, o projeto recebeu investimento de R$ 10 milhões.
Sediada em Londrina (PR), a nova unidade pertence à Cooperativa Agroindustrial de Produção e Comercialização Conquista (Copacon), ligada à reforma agrária do assentamento Eli Vive, que reúne mais de 500 famílias. A fábrica integra o Complexo Agroindustrial de Produção de Grãos, ampliando a atuação da cooperativa, que já beneficia milho e derivados como biju, canjiquinha e fubá.
A expansão tem como foco o fortalecimento de quatro cadeias produtivas consideradas estratégicas para os agricultores: milho, hortaliças, frutas e feijão.
Além de ampliar a produção, o investimento inclui a criação de uma área voltada ao desenvolvimento de tecnologias orgânicas, com o objetivo de transformar o assentamento e a cooperativa em referência em inovação para a agricultura familiar sustentável.
Atualmente, a Copacon produz cerca de 2 mil toneladas de alimentos por ano, entre milho, feijão, frutas, hortaliças e proteínas animais. A produção é destinada, em grande parte, a programas públicos como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), atendendo 81 mil estudantes e parte da população paranaense.