Dados do Cepea apontam que os preços do trigo registraram pequenas oscilações na última semana
Foto: Onnye/Pexels

A Capal Cooperativa Agroindustrial está encerrando a safra de trigo 2025 em São Paulo com resultados considerados positivos. A produtividade média deve alcançar 3,8 toneladas por hectare, totalizando cerca de 100 mil toneladas do cereal colhidas em 26,2 mil hectares distribuídos na região sudoeste do estado.

De acordo com o engenheiro agrônomo Airton Luiz Pasinatto, coordenador regional do Departamento de Assistência Técnica da Capal, o ciclo foi favorecido por chuvas bem distribuídas e temperaturas equilibradas entre abril e julho. Mesmo com uma geada em junho e um período de veranico de 54 dias entre julho e setembro, a cooperativa conseguiu manter bons índices de produtividade.

A qualidade dos grãos também se destacou. A ausência de chuvas no pré-colheita e o controle eficiente de doenças e pragas, como oídio e pulgões, resultaram em um trigo com excelente peso hectolitro e número de queda, atendendo aos padrões das indústrias moageiras.

No sistema produtivo da Capal, o trigo integra a rotação de culturas de inverno com milho safrinha, sorgo e cevada. A escolha de cultivo, segundo Pasinatto, varia conforme as oportunidades de mercado. “Foi um dos melhores anos em qualidade de grão na nossa região”, resumiu o agrônomo.