O Estado de São Paulo exportou, de acordo com dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA – Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP (SAA), 81 mil toneladas de limão no primeiro semestre de 2025, alta de 21% em relação ao mesmo período do ano passado.
No total de 2024, foram produzidas 1,1 milhão de toneladas da fruta. O principal destino dos embarques é o mercado europeu, com destaque para os Países Baixos, que recebeu 62,2 mil toneladas, seguido do Reino Unido (11,6 mil t), Rússia (1,3 mil t) e Canadá (970 t).
“O comércio entre os Países Baixos e o Brasil é um exemplo dinâmico de mercados agrícolas complementares, com o Estado de São Paulo desempenhando um papel central como principal produtor e exportador, oferecendo oportunidades significativas para fortalecimento da cooperação bilateral em produção e logística sustentáveis”, disse o assessor agrícola do Consulado Geral dos Países Baixos, Alf de Wit.
Entre os municípios de São Paulo, a cidade de Itajobi é considerada a capital nacional do limão, com destaque na produção da variedade taiti. A empresa familiar Pimentel Itajobi, que atua na cidade, é uma das mais tradicionais da região, com 30 anos de atividade e atendendo o mercado internacional, como o Reino Unido.
“Em 2024, exportamos mais de 4 mil toneladas de limão tahiti, e vimos um ano bastante próspero para o setor, mesmo enfrentando um período de seca bastante severo para a agricultura. Investimos em melhorias no packing house, aumentando nossa capacidade de produção, resultando em um volume exportado”, afirmou o analista de exportação da Pimentel, Alison Dejavite.